A Música e a Arte do Piano

+ Ver comentários

A cada dia amplio mais meus horizontes e a minha consciência acerca da música. É algo que encanta e toca no interior das pessoas. Um bom exemplo foi ver como simples e belas canções no violão traziam a maior alegria vista através de lágrimas nos olhos de idosos como o meu bisavô, neste final de semana. Fiquei maravilhada. Dizia ele "estou realizado, realizado" porque é sublime. O som nos encanta, penetra em nossa essência e nos traz diversos sentimentos. A mim, uma incrível paz e felicidade.

E quanto mais eu estudo, mais me envolvo. E sim, estudando com a devida qualidade e dedicação agora. A arte do piano sempre me deslumbrou, mas agora, realmente descubro uma relação de cumplicidade entre mim e meu piano. Na verdade, é o maior trabalho de auto-conhecimento que se pode fazer.

Vocês mal imaginam quantas coisas aprendo quando simplesmente me permito escutar e ouvir com o coração e com a mente leve. É sentir a música. E a partir daí, analisar, poder realmente descobrir as sutilezas de uma música que a tornam tão especial. Ainda mais, conseguir relacionar e perceber como tudo é interligado, a genialidade da teoria com a prática e enfim.

Mas, sinceramente, ainda acho muito mais legal tocar do que escutar, haha. E da mesma forma, sentindo a música. Não há outra atividade em que você possa se entregar tanto, deixar sua alma fluir. E essa é a magia. Em qualquer situação, o piano é o meu remédio e minha solução. Incrível.

Ao mesmo tempo, não é nada simples. Na verdade, não é nada difícil também. Um grande compositor disse: "Para um bom pianista, nada é difícil. Ou é fácil ou impossível." haha ;P

No entanto, são mil e um detalhes em uma música que devemos nos atentar quando estamos a tocar. Ou melhor, simplesmente não pensar nesses mil e um detalhes e eles, automaticamente (claro, com muito treino e prática), irão fluir naturalmente, haha.

Relacionado a tudo isso, hoje me lembrei de uma das melhores que coisas que já assisti, este vídeo sensacional por ser tão verdadeiro e tão lindo! Sou fã desse cara!!! (Imagina ser aluna de um mestre assim? Mas estou bastante satisfeita com minha atual professora ;)

Além da reflexão sobre a música clássica e toda concepção sobre como uma música funciona, ele mostra como a música é um depósito de emoções e principalmente de paixões. Um fator imprescindível para quem escuta e toca, mais uma vez reitero, é sentir. E ainda, o melhor do vídeo é que há lições incríveis, as mais memoráveis são "Shining Eyes" e "Art of Possibility".

Pois então, música é arte. E o conceito que aprendi de arte nas minhas aulas de literatura é a essência transcendental. E a minha maior conexão com a música é por meio do meu piano que canta para mim enquanto o toco. E não somente assim, encanto-me com leituras também. E aí, desde algum tempo, gostaria de ressaltar aqui como parte preciosa da minha coleção de livros, este: "A Arte do Piano", de Sylvio Lago - cheio de histórias, literalmente. Ele conta a história do piano no mundo, de seus compositores, intérpretes, dos gêneros e tipos de música, inclusive inserindo o Brasil nesse processo. É lindo, esplêndido. Como se eu já não gostasse de História, imagine então a História da Música. Além do que, é um conhecimento indispensável para pianistas que querem entender estilo em música. ;)