Retórica e Efetividade

+ Ver comentários

Ao assistir este vídeo, um tanto antigo mas com muitas observações pertinentes à atualidade, várias indagações vieram à minha mente.


A aparente dicotomia entre a teoria e a prática torna a realidade muito triste, e, não bastam belas palavras para se concretizar uma ação. Uma retórica muito bem construída é necessária; é imprescindível convencer e aglutinar uma ideia como ponto de partida para estimular as pessoas, como um incentivo de esperança para efetivamente transformar a realidade, mas, em contrapartida, precisa-se igualmente de disposição, de responsabilidade, de compromisso e de empenho para converter meras palavras em atitudes.


Fato é que eu sempre senti muito isso, especialmente no fim de simulações de temas "verdes" ou "rosas" - meio ambiente e direitos humanos e afins, respectivamente - onde tudo é muito lindo no papel, mas na realidade... é frustrante.


Mas saber lidar com esse triste panorama também é um passo para conseguir reconstruí-lo. E isso, pouco a pouco vamos desenvolvendo... É se conscientizar dos pesares que afetam o mundo e ter coragem para contribuir na mudança de um melhor.