Rio 2016: "Live Your Passion"

+ Ver comentários

Neste vídeo (maravilhoso, por sinal, cheio de ideias pertinentes), Isabel Allende conta histórias de paixão. Descreve a experiência olímpica que teve em Turim, onde conheceu uma multidão entusiasmada que aplaudia uma das 80 equipes olímpicas passando pela rua, em que aqueles atletas haviam sacrificado tudo para competirem naqueles jogos. Todos merecem vencer, mas há o elemento sorte, que podem determinar o resultado de uma corrida ou de um jogo. Entretanto, o que mais importa - mais que treinamento ou sorte - é o coração. Somente um coração destemido e determinado conseguirá a medalha de ouro. Tudo diz respeito à paixão. As ruas de Turim estavam repletas de posteres vermelhos anunciando o slogan das Olimpíadas, "A paixão mora aqui". Não é sempre verdade? O coração é que nos motiva e determina o nosso destino.

E a palavra chave que torna as Olimpíadas tão magníficas, que nós devemos carregar em nossas mentes e corações, é Paixão.

Isso me remete ao slogan "Live Your Passion" de nossas olimpíadas que acontecerão em 2016, sediadas aqui no nosso país, na cidade mais cheia de graça - sem dúvidas, há algo de especial - no Rio de Janeiro.

Não achava que, no momento, iria escrever algo sobre as Olimpíadas, visto que tantos já dissertaram tão bem sobre o assunto, mas, não posso deixar de notar, agora, que nossas olimpíadas não serão apenas mais uma, e sim, as Olimpíadas que significarão muito para o Brasil, para a América Latina e o para o mundo. Esse ar de inovação, com certeza, traz consigo aquela ideia ansiosa sobre o que esperar e o que estará por vir - mudanças e transformações necessárias em 7 anos para concretizarmos o evento - mas, definitivamente, será algo muito positivo - sendo uma oportunidade tão cheia de esperanças para o Brasil, que podemos sim sermos responsáveis e realizar com qualidade e, o melhor, com o espírito único que o brasileiro tem. É essa energia e essa paixão - e no caso, especialmente pelo esporte - que nos torna tão significativos.

Então, não há como negar que esta é a maior valorização que devemos ter. Acreditar que podemos sim ser "O país do futuro" no presente, transformando o figurativo em atitudes concretas, que aliás, o Brasil vem mostrando muito bem conseguir seu espaço e o reconhecimento mundial. Como, com tantas evidências, negar a ascendência e importância do Brasil no Sistema Internacional? É necessário que cada cidadão brasileiro internalize este valor reconhecido e a paixão pelo seu país, sendo otimista por ele e contribuindo para formar um país de progresso.

Que as Olimpíadas possam realizar a paixão do brasileiro e transpassar isso para o mundo, surpreendendo positivamente a todos. ;)

E 2016 já já chega para conferirmos.