Os questionamentos e a necessidade de reflexão

+ Ver comentários






from Ponder About

Interpreto essa charge como uma representação da importância do ato de questionar, de pensar e de refletir. A dúvida, a incerteza e o mistério são os grandes catalizadores para isso, e portanto, não devem ser menosprezados. O dito 'menosprezar' nesse caso significa esquecer do fato de que nada é uma verdade completa ou total e de que nossas visões de realidade são parciais - como já diria Weber, a apreensão do mundo é infinita.
Por meio da constante indagação e da vontade de sempre querer descobrir mais é que ocorre o progresso. Assisti um episódio de Doctor Who - The Long Game - que mostra um determinado momento em que a sociedade é plenamente controlada/manipulada pela mídia e pelos seus meios de comunicação tecnológicos de tal forma que os indivíduos param de questionar a realidade e consequentemente, param de se desenvolver.

Também relaciono essa situação com uma imagem muito presente no meu âmbito acadêmico:
A área do Direito é repleta de perguntas e inúmeras possíveis respostas - ou a negação destas. Vejo que muitos justamente caem no caso que foi exposto na charge e se conformam com uma resposta restrita, seguem e pensam somente de acordo com a mesma e isso leva ao ponto que chamo de 'radicalismo/extremismo teórico'. Entretanto, é necessário valorizar a integração dos elementos e perceber que nem tudo precisa ser respondido ou coeso. É a especial falta desta resposta que nos intriga a 'desbravar'. Associo a dúvida como um elemento indispensável ao Direito para sua pretensão de correção e aperfeiçoamento.
Vale ressaltar também que os paradigmas, as lacunas, os debates e as polêmicas têm sua essencial função de suscitar a reflexão. E refletir é algo fundamental para a análise e o senso crítico.
Considero que o Direito é uma ótima representação da complexidade da essência humana em si, especialmente com suas contradições e mistérios não tão bem resolvidos. Por isso creio que a cada instante é preciso do catalizador e do impulso para crescer em prol do melhor.