A leveza do ser

+ Ver comentários

As pessoas são tão felizes quanto elas decidem mentalmente ser.

Abraham Lincoln
Por mais inconstante que isso possa ser...

Ainda sim, acredito que em qualquer momento o caminho que nos leva a leveza do ser são nossas paixões, e é nos conscientizando sobre a importância destas que percebemos quanto valor isso tem:

Knowledge and Passion

Whatever moralists may hold, the human understanding is greatly indebted to the passions, which, it is universally allowed, are also much indebted to the understanding. It is by the activity of the passions that our reason is improved; for we desire knowledge only because we wish to enjoy; and it is impossible to conceive any reason why a person who has neither fears nor desires should give himself the trouble of reasoning. The passions, again, originate in our wants, and their progress depends on that of our knowledge.

Jean-Jacques Rousseau, in 'Discourse on the Origin of Inequality'

O espelho refletindo...

+ Ver comentários

Pensamentos passam por nossas mentes enquanto 'admiramo-nos' ao espelho e refletir, literalmente, é importante.
A forma e o reflexo se observam. Tu não és o reflexo, mas o reflexo és tu.
Let us be grateful to the mirror for revealing to us our appearance at first.
Mas o pensamento que deve prevalecer sob todos os outros é da valorização que devemos ter a si mesmo.
Valorize-se. Siga, imagine, crie, busque, acredite. Nem o mundo todo é tão ruim assim. Surpreenda-se prestando mais atenção no reflexo daquele espelho.
A tendência de desvalorizarmos os processos oculta uma visão que poderia mudar nossa realidade e nossas concepções:
There runs a strange law through the length of human history — that men are continually tending to undervalue their environment, to undervalue their happiness, to undervalue themselves. When fish forgets the sea, the ox forgets the meadow, the clerk forgets the city, every man forgets his environment and, in the fullest and most literal sense, forgets himself. It is a spiritual fall. Most probably we are in Eden still, it is only our eyes that have changed.
A partir da valorização e de um outro olhar ao mundo, pode-se confiar em si e acreditar em sua pessoa.
Magic is believing in yourself, if you can do that, you can make anything happen

Johann Goethe
Entretanto, não basta acreditar no que seja e isto ficar só no plano das ideias. Como dito, é "fazer acontecer". É tentar. E ter esperança, fé...
Acredite naquilo que quiser. E, não adianta sonhar, se você não lutar. O mundo é um espelho. Não veja só o seu reflexo. Só acreditando num futuro, você conseguirá a paz para alcançar seus sonhos.
Nada como o pensamento positivo para ajudar:
O mundo é um espelho, pois se sorrires para ele, ele sorrirá para ti.
Ainda sim, não significa que as coisas serão fáceis e é preciso saber lidar com isso.

The Bright Flame of Consciousness


...There are moments when all the intellectual and spiritual faculties, painfully overstrained, seem suddenly to blaze with the bright flame of consciousness. At these times the troubled soul, languishing with a pressentiment, a foretaste of the future, has something akin to a prophetic vision. And the whole being longs to live, it cries out for life, and the heart, alight with blind, desperate hope, will invoke the future, with all its mistery and incertitude, its storm and tempests, if only it will bring life.

Fiodor Dostoievski, in 'Netochka Nezvanova'

O ser 'social'

+ Ver comentários


(...) A sociabilidade insociável dos homens, isto é, a sua tendência para entrar em sociedade; essa tendência, porém, está unida a uma resistência universal que, incessantemente, ameaça dissolver a sociedade. Esta disposição reside manifestamente na natureza humana. O homem tem uma inclinação para entrar em sociedade, porque em semelhante estado se sente mais como homem, isto é, sente o desenvolvimento das suas disposições naturais. Mas tem também uma grande propensão para se isolar, porque depara ao mesmo tempo em si com a propriedade insocial de querer dispor de tudo a seu gosto e, por conseguinte, espera resistência de todos os lados, tal como sabe por si mesmo que, da sua parte, sente inclinação para exercer a resistência contra os outros (...), os seus congéneres, que ele não pode suportar, mas dos quais também não pode prescindir.
Immanuel Kant
A educação atual e as atuais conveniências sociais premeiam o cidadão e imolam o homem. Nas condições modernas, os seres humanos vêm a ser identificados com as suas capacidades socialmente valiosas. A existência do resto da personalidade ou é ignorada ou, se admitida, é admitida somente para ser deplorada, reprimida ou, se a repressão falhar, sub-repticiamente rebuscada. Sobre todas as tendências humanas que não conduzem à boa cidadania, a moralidade e a tradição social pronunciam uma sentença de banimento. Três quartas partes do Homem são proscritas. O proscrito vive revoltado e comete vinganças estranhas. Quando os homens são criados para serem apenas mais um e nada mais, tornam-se, primeiro, em homens imperfeitos e depois em homens indesejáveis.
Aldous Huxley

Fugir do mundo

+ Ver comentários

Vamos fugir!
Para outro lugar, baby!
Vamos fugir
Para onde quer que você vá
Que você me carregue...
Ah...! Como é bom estar longe desse mundo estranho, estar em um local pacífico e sereno para descansar a mente, sentir as férias, esclarecer ideias, apreciar o horizonte e a natureza. E o melhor, acompanhada pela a pessoa amada. ;)

Quero sempre, e quero sempre mais...

Tonight, we're the sea and the salty breeze...

With You Again

+ Ver comentários


"Seems like it’s been forever in a way,
But I can still feel you so close, as if it were today,
The warmth of your hands, cradling my face,
And the feeling like I never want to leave this place.

You can’t see me baby, but I’m with you tonight
And even though it’s your arms around you, I’m holding you tight.
I love you, and everything’s gonna work out right,
Because I’m with you tonight.

I can almost feel the beating of your heart,
As I lay with eyes wide open in the dark,
It’s funny how love can take me to where you are,
Even thought we may be miles and miles apart.

And when your days feel long, and it seems like nobody cares
Just remember morning, noon, and night you’re always in my prayers
And where you are my heart is there,
And where you are my heart is there."

You'll never walk alone:

A Música e a Arte do Piano

+ Ver comentários

A cada dia amplio mais meus horizontes e a minha consciência acerca da música. É algo que encanta e toca no interior das pessoas. Um bom exemplo foi ver como simples e belas canções no violão traziam a maior alegria vista através de lágrimas nos olhos de idosos como o meu bisavô, neste final de semana. Fiquei maravilhada. Dizia ele "estou realizado, realizado" porque é sublime. O som nos encanta, penetra em nossa essência e nos traz diversos sentimentos. A mim, uma incrível paz e felicidade.

E quanto mais eu estudo, mais me envolvo. E sim, estudando com a devida qualidade e dedicação agora. A arte do piano sempre me deslumbrou, mas agora, realmente descubro uma relação de cumplicidade entre mim e meu piano. Na verdade, é o maior trabalho de auto-conhecimento que se pode fazer.

Vocês mal imaginam quantas coisas aprendo quando simplesmente me permito escutar e ouvir com o coração e com a mente leve. É sentir a música. E a partir daí, analisar, poder realmente descobrir as sutilezas de uma música que a tornam tão especial. Ainda mais, conseguir relacionar e perceber como tudo é interligado, a genialidade da teoria com a prática e enfim.

Mas, sinceramente, ainda acho muito mais legal tocar do que escutar, haha. E da mesma forma, sentindo a música. Não há outra atividade em que você possa se entregar tanto, deixar sua alma fluir. E essa é a magia. Em qualquer situação, o piano é o meu remédio e minha solução. Incrível.

Ao mesmo tempo, não é nada simples. Na verdade, não é nada difícil também. Um grande compositor disse: "Para um bom pianista, nada é difícil. Ou é fácil ou impossível." haha ;P

No entanto, são mil e um detalhes em uma música que devemos nos atentar quando estamos a tocar. Ou melhor, simplesmente não pensar nesses mil e um detalhes e eles, automaticamente (claro, com muito treino e prática), irão fluir naturalmente, haha.

Relacionado a tudo isso, hoje me lembrei de uma das melhores que coisas que já assisti, este vídeo sensacional por ser tão verdadeiro e tão lindo! Sou fã desse cara!!! (Imagina ser aluna de um mestre assim? Mas estou bastante satisfeita com minha atual professora ;)

Além da reflexão sobre a música clássica e toda concepção sobre como uma música funciona, ele mostra como a música é um depósito de emoções e principalmente de paixões. Um fator imprescindível para quem escuta e toca, mais uma vez reitero, é sentir. E ainda, o melhor do vídeo é que há lições incríveis, as mais memoráveis são "Shining Eyes" e "Art of Possibility".

Pois então, música é arte. E o conceito que aprendi de arte nas minhas aulas de literatura é a essência transcendental. E a minha maior conexão com a música é por meio do meu piano que canta para mim enquanto o toco. E não somente assim, encanto-me com leituras também. E aí, desde algum tempo, gostaria de ressaltar aqui como parte preciosa da minha coleção de livros, este: "A Arte do Piano", de Sylvio Lago - cheio de histórias, literalmente. Ele conta a história do piano no mundo, de seus compositores, intérpretes, dos gêneros e tipos de música, inclusive inserindo o Brasil nesse processo. É lindo, esplêndido. Como se eu já não gostasse de História, imagine então a História da Música. Além do que, é um conhecimento indispensável para pianistas que querem entender estilo em música. ;)

Sonhos

+ Ver comentários
"Fiquei sabendo de uma menina que tinha um sonho.
Daqueles bonitos
Bem grandes

Daqueles que a gente sonha quando criança
Acredita nele
Aposta quando maior
E guarda quando crescido

Sim porque tem sonho que nasce pra ficar guardado dentro do peito
Só pra gente dizer um dia que sonhou

Mas esta menina
Segundo fiquei sabendo
Alimentava seu sonho desde o dia em que ele nasceu nela
De tanto cuidar dele ele foi crescendo
Crescendo
Ficando colorido
Se enchendo de brilho
Era quase que meio mágico aquele sonho da menina
E todo mundo começou a sonhar o sonho dela
E eram felizes assim
Sonhando

A menina era amiga de seu sonho, companheira mesmo
E só de tê-lo sonhado
Já bastava

Só que pra surpresa da menina
Seu sonho ficou tão grande
Ficou tão forte
Que aconteceu

O sonho pegou-a de susto
E sem que ela percebesse
O sonho a engoliu

Ah que felicidade a da menina!
Me contaram que ela andava saltitando e rindo e cantando enquanto passeava por seu sonho

Sim, porque sonho acontecido
Faz a gente saltitar e rir a toa

De repente a menina que tanto alimentara aquele lindo sonho
Se viu perdida dentro dele
Ele era muito maior do que ela sonhara
Era muito mais encantador
E intenso que ela sonhou um dia

A menina ficou meio sem saber o que fazer

Sabia que podia recorrer aos amigos
Os mesmos que lhe ajudaram a sonhar seu sonho..."

Eu tenho uma amiga que constrói vários sonhos comigo, e que ao longo de nossas vidas, veremos eles se concretizarem! Elizinha, feliz aniversário! Que sua vida possa ser cheia de realizações e repleta do que há de melhor, muitas alegrias por vir! ;D

E o mundo nos espera ;) companheira de sonhos...



E companheira de sorvetes também! ;D

Fly

+ Ver comentários
Ai como quero estar leve e olhar o mundo com olhos simplistas de novo...



In a moment, everything can change,
Feel the wind on your shoulder,
For a minute, all the world can wait,
Let go of your yesterday.

Fly
Open up the part of you that wants to hide away
You can shine,
Forget about the reasons why you can't in life,
And start to try, cause it's your time,
Time to fly.

All your worries, leave them somewhere else,
Find a dream you can follow,
Reach for something, when there's nothing left,
And the world's feeling hollow.

Norberto Bobbio

+ Ver comentários
As obras de Norberto Bobbio me atraem cada vez mais pelo pensamento político que ele expõe. A princípio, conheci ele pelo tão completo Dicionário de Política e a partir disso, fui procurando vários livros dele que me pareciam interessantes por abordarem assuntos que estou descobrindo gostar muito, como democracia, cidadania e ideologias - abrangendo muitos aspectos da filosofia e da ciência política, bem como são relacionados ao Direito.

Nesse semestre, pois então, li A Era Dos Direitos; Direito e Poder; Ideologias e o Poder em Crise; Problema da Guerra e as Vias da Paz; Teoria Geral da Política; Estado, Governo e Sociedade; De Hobbes a Marx; Direito e Estado no pensamento de Kant; e Positivismo Jurídico.
Assim, Bobbio se mostra um pensador liberal que observa no jusnaturalismo o início de uma fase da história mundial fundada sobre o ideal de liberdade e que advoga o casamento entre liberalismo e democracia no Estado de direito como um antídoto contra o neoliberalismo do Estado mínimo; um pensador que aponta as promessas não cumpridas pela democracia e defende a ampliação permanente de nossa atual era dos direitos: um pensador socialista que continua a perceber a distinção ideológica entre esquerda (igualitários) e direita (individualistas) e que propõe aos primeiros uma via moderada ao socialismo, entendia como sendo um sinônimo de via democrática; e um pensador socialista liberal que advoga uma nova síntese política que valorize tanto a luta por igualidade social, como a luta pelas liberdades individuais, ambas com vistas à formação de uma sociedade cada vez mais democrática e pluralista.
Exige-se, concomitantemente, o Estado de direito, o Estado democrático e o Estado de liberdade.

"A democracia, devemos admitir, superou o desafio do comunismo histórico. Mas de que meios e ideais dispõe para enfrentar os mesmos probemas que deram origem ao desafio comunista?"

E, no momento, me identifico bastante com essa linha de pensamento =)

Nighty Night

+ Ver comentários

"Entre o sono e sonho,
Entre mim e o que em mim
É o quem eu me suponho
Corre um rio sem fim.

Passou por outras margens,
Diversas mais além,
Naquelas várias viagens
Que todo o rio tem.

Chegou onde hoje habito
A casa que hoje sou.
Passa, se eu me medito;
Se desperto, passou.

E quem me sinto e morre
No que me liga a mim
Dorme onde o rio corre -
Esse rio sem fim."

Fernando Pessoa

Mais engraçadinho e relacionado ao desenho:
"O vento é um cão sem dono,
que lambe a noite imensa
A noite não tem sono.
E o homem, entre sonhos, pensa.

E o homem sonha, dormindo,
que o vento é um cão sem dono
que uiva a seus pés estendido
para lamber-lhe o sonho

E ainda não chegou a hora

A noite não tem sono..."

Dámaso Alonso

Meu lado místico

+ Ver comentários

You are The Empress


Beauty, happiness, pleasure, success, luxury, dissipation.
The Empress is associated with Venus, the feminine planet, so it represents, beauty, charm, pleasure, luxury, and delight. You may be good at home decorating, art or anything to do with making things beautiful.

The Empress is a creator, be it creation of life, of romance, of art or business. While the Magician is the primal spark, the idea made real, and the High Priestess is the one who gives the idea a form, the Empress is the womb where it gestates and grows till it is ready to be born. This is why her symbol is Venus, goddess of beautiful things as well as love. Even so, the Empress is more Demeter, goddess of abundance, then sensual Venus. She is the giver of Earthly gifts, yet at the same time, she can, in anger withhold, as Demeter did when her daughter, Persephone, was kidnapped. In fury and grief, she kept the Earth barren till her child was returned to her.



Eu também aceito ser essa, haha:


You are The High Priestess


Science, Wisdom, Knowledge, Education.


The High Priestess is the card of knowledge, instinctual, supernatural, secret knowledge. She holds scrolls of arcane information that she might, or might not reveal to you. The moon crown on her head as well as the crescent by her foot indicates her willingness to illuminate what you otherwise might not see, reveal the secrets you need to know. The High Priestess is also associated with the moon however and can also indicate change or fluxuation, particularily when it comes to your moods.


What Tarot Card are You?
Take the Test to Find Out.

Alegria

+ Ver comentários
Uma ótima representação e complemento ao pequeno texto que ficava ali no 'Sobre', e agora, coloco em formato de post:

"Descubra a alegria nos momentos simples, como ver o pôr-do-sol; caminhar e sentir a beleza da praia; de um parque; das folhas das árvores e flores. Agradeça o dom da visão e sinta como isto alegra você e lhe conecta com a natureza ao seu redor. Perceba o sentimento de alegria que vem de ter terminado uma tarefa, de encontrar um amigo. Reconheça alegria em sua vida cotidiana e compartilhe isto com os outros, em seus pensamentos, palavras e ações. Perceba os benefícios para você e para os outros quando você propaga bom humor e alegria ao seu redor. ;)"

Aproveitando que hoje estou feliz e de bom humor :)
;*