Quando eu crescer...

+ Ver comentários

Crescendo ao redor de pessoas sempre mais velhas e as vendo crescer, sempre me inspirei na frase "Quando eu crescer..." (e quem sabe, mesmo 'crescida', hei de continuar a dizer isso).

Apesar de considerar o termo restrito, não nego que a vida é feita de etapas, por institucionalização social, praticamente. E a impressão que a sociedade nos transmite é que de acordo com as etapas concretizadas, você se "torna" mais velho.

São os períodos 'sociais' da vida como escola, universidade, carreira profissional, formação de família... Mas, como disse acima, acho que é um termo restrito, porque é uma questão individual de sentimento acerca do crescimento pessoal e do amadurecimento de cada um.

Porque idade é algo muito relativo. Crescer é algo muito particular. E peculiar, poderíamos dizer.
If youth only knew: if age only could.
Henri Estienne
Inevitável é o fato de que "A idade chega para todos..." , mas envelhecer é um conceito diferente. Em geral, o problema é sentir-se velho. No fim, ninguém quer.
Todos desejam viver muito tempo, mas ninguém quer ser velho.
Jonathan Swift
Acho que independente de quantos anos de vida, o que importa é quanta jovialidade (no sentido de vontade de viver, fazer valer a vida) você expôs em sua jornada.

Uma das coisas que mais me agonia em nossa sociedade é a concepção de limite restrito de idade para a maturidade ou para a aceitação social.

Sei que adoro ser nova e poder me vangloriar da juventude (quase como um hábito, por me conformar com a situação de sempre 'a mais novinha'), entretanto, muitas vezes sinto falta da credibilidade que a idade poderia fornecer.
Young people are in a condition like permanent intoxication, because youth is sweet and they are growing.
Aristotle, in 'Nicomachean Ethics'
Penso que a definição restrita dos conceitos (subjetivos) de vida, de crescimento, de envelhecimento e de morte sobressalta a sociedade, e por isso muitos são intermeados de receios e horizontes fechados.
You can only be young once. But you can always be immature.
Dave Barry
Juventude deveria ser um estado de espírito. Maturidade também.

A convenção social de 'se tornar um adulto' se aproxima para mim e fazer 18 anos me parece surreal, porque passei tanto tempo "não tendo 18 anos ainda..." hahahaha ;P


ps. esse era um texto que estava em rascunho de ideias há décadas. ;P