Perseverança

+ Ver comentários


Hoje gostaria de divagar sobre um aspecto que percebi que preciso trabalhar mais em minha vida: A perseverança.

São vários empecilhos emocionais-dramáticos que possuo para não conseguir exercer minha perseverança: A ansiedade e a impaciência são uma combinação terrível, tendo em vista meu anseio de progresso e a concretização em resultados da maneira mais eficaz possível e não ter paciência para lidar com os infortúnios da vida; Tal combinação traz o nervosismo que acaba com qualquer vestígio de perseverança que poderia existir.

Perdão ao uso clichê da metáfora assim, mas me sinto em uma situação onde 'vejo o fim do túnel mas a luz oscila, me fazendo achar que o caminho pode ser perto enquanto talvez ainda possa ser muito longe para se realizar o fim do túnel'. Aí você questiona a velocidade que está andando para chegar lá - e o cansaço vem chegando, claro - até você se questionar qual é a devida importância de se caminhar ao fim do túnel mesmo, sabe? Você já está em local adequado, para que o ideal? Momentaneamente pode até parecer que o melhor é parar, mas o necessário é achar uma maneira de descansar e seguir em frente, sem desistir do objetivo traçado. Uma vez traçado, realize-o. É claro que o melhor é tentar achar o melhor caminho para a realização - e os questionamentos tem seu papel fundamental de nortear tal caminho, e quem sabe guiar para novas direções que possam dar mais certo do que o planejado, mesmo que as expectativas esperadas já não estejam sendo atendidas.

É aí que se insere a perseverança, que ao meu ver serve como em algo maior do que uma simples esperança, e sim algo que é quase um fé - confiar, mesmo com todas as adversidades, que com persistência se consegue o almejado. Só não podemos cair na tentação da desistência.



Muitas vezes, as adversidades que aparecem assumem o caráter de aprimoramento para a meta inicial - o que é bastante positivo, ao mesmo tempo que é complicado de se lidar, porque o perfeccionismo pode ser infinito.

Mas,
Com paciência e perseverança muito se alcança
Gautier

Que assim seja. ;P
Sorte para esses caminhos...