Sobre a família

+ Ver comentários

"A família é a base dos fundamentos de valores, da formação do comportamento e da personalidade de um indivíduo. A função do convívio de gerações é a transmissão das experiências de vida, como a sabedoria e o conhecimento entre pais e filhos, de forma que se proporcione a educação adequada para o jovem estar apto a viver no mundo.

A transformação dos tempos e de concepções geram disparidades dentro do âmbito familiar. As diferenças de pensamentos perante as gerações produzem atritos, desentendimentos e enfraquecimento dos vínculos dessa família. O ciclo da incompreensão perpetua a falta de respeito, a falta de amor e de união, criando mágoas e culminando na desestruturação familiar.

É essencial coesão entre cada componente do lar para atingir a estabilidade e a paz no convívio. O equilíbrio e a felicidade serão consequências disso, assim como faz a pessoa ser bem-sucedida na sociedade.

Espera-se, portanto, que uma família tenha a responsabilidade de se empenhar em prol da harmonia, instituindo métodos de evitar a discórdia, como estabelecer um diálogo aberto, a amizade e o companheirismo; além da necessidade de se promover momentos de integração familiar - viagens, passeios culturais, brincadeiras lúdicas - concretizando um ambiente de união, com alegria e carinho. A presença desses fatores fundamenta o preparo e as condições de prosperidade na vida, por meio da excelência familiar."

Escrito em 16 de agosto de 2008, por Agatha Brandão em suas redações de 3º ano.