"Anos de vida"

+ Ver comentários
Fall Reading Under a Tree
And in the end, it's not the years in your life that count. It's the life in yours years.
Abraham Lincoln

Não importa em qual época de vida eu esteja: Quero sempre ter em mente esse pensamento de Lincoln. Considero inadmissível avaliarem a maturidade de uma pessoa pela quantidade de anos de vida, ou seja, pela idade fática: Pois como se pode mensurar as experiências e aprendizados adquiridos nesses anos? Julgar pela generalização de números, nesse sentido, é absurdo.

É claro que cada dia de vida representa uma nova oportunidade de crescer, descobrir e aprender, mas isso não significa que a quantidade de dias dita o que você "sabe" de vida. De qualquer forma, conhecimento é um processo infinito e sempre há mais a agregar, bem como é no crescimento pessoal.

Além disso, não importam os anos de vida se esses não são bem vividos. Quero chegar ao final da minha vida com a plena satisfação de dizer que "vivi". Isso representa mais do que viver o efêmero - e sim ter sabedoria do transcendente.

O importante da frase de Lincoln é justamente a inversão da relação conceitual anos/vida. Mais uma vez, "no final de tudo, não são os anos em sua vida que contam. É a vida nesses anos".