Progressos humanos

+ Ver comentários

Wait for me somewhere between reality and all we've ever dreamed.
Admiro o progresso das civilizações. Afinal, como não poderia ser? Talvez o que mais me encanta é o potencial de crescimento do ser humano, algo tão transcendente e inerente a nossa essência. É o instinto de conhecer, sonhar, descobrir, crescer. Mas um fator determinante nesse processo é como explorar tal potencial. Numa esfera macro, existem grandes saltos de realidade, como o exemplo da Era Meiji; mas também existe a transformação sutil que ocorre no dia-a-dia, perante a sociedade - mostrando suas mudanças entre as gerações. Um exemplo fático disso é a tecnologia, que mostra um novo mundo de possibilidades a cada geração. É curioso refletir o que futuro guarda para nós... Mas, na verdade, o futuro é feito por nós todos os dias. E numa esfera micro, pondero sobre o potencial de cada um. Potencial para seu crescimento pessoal e para a consequente transformação do mundo em que vive.

Ademais, sei que tenho uma visão sempre otimista e quase iluminista sobre o progresso - pois prefiro acreditar (e ter a esperança) de que podemos ser melhores. Desde uma pessoa melhor no possível que pode ser até a uma sociedade próspera e consciente.

Para cada civilização, o tempo mostra contextos diferentes; mas não se pode esquecer que o propósito elementar de uma sociedade sempre foi anseio pelo bem-estar humano, seja lá em qual formato.

Nós próprios fazemos parte da sociedade hodierna, ao mesmo tempo que nós "somos os mesmos", em essência, desde as análises de Platão - por isso os mais variados ensaios filosóficos são transcendentais. "A natureza humana não se modifica em sua essência, senão naquilo que sua essência permite de perfectibilidade"*. Assim, espero que o futuro da prosperidade humana ainda prepare muitas boas transformações para a nossa sociedade.

ps. Faço minhas as palavras do filósofo e leitor Rafael Nogueira :)