A relatividade do sucesso

+ Ver comentários
Berg
Almejamos sucesso para nós e admiramos o sucesso alheio. Contudo, além do conceito de "sucesso" ser variável para cada um, é muito simples avaliarmos externamente a conquista de outrem - pois o sucesso do outro é sempre mais leve do que de fato é. Muitas vezes, omite-se o processo de esforço, de sofrimento e de superação - e assim, ser bem-sucedido parece muito fácil. E ainda que analisemos sob um prisma interno, a concretização do sucesso próprio nem parece tão grandiosa quanto deveria - torna-se uma decorrência natural e, em especial, porque estamos 'processando' nossas próprias conquistas... Sobretudo, pois sempre queremos realizações ainda maiores! A realização é um constante ciclo de aspirações e concretizações, entre diversos empecilhos e transformações.

O sucesso próprio, assim, é bem diferente visto pelo olhos dos outros. O sucesso tem um valor social distinto da realização interna, e, por isso, atribuo uma relatividade nesse sentido. A concretização de uma realização é o ápice do sucesso, mas, o caminho particular disso é o mais importante para alguém. Costumo pensar que não seria nem um pouco interessante se eu já tivesse tudo em mãos ou se todos os meus desejos fossem fáceis de realizar! :P Gosto da superação e de surpreender-me em conseguir um objetivo, especialmente aqueles que eu havia me conformado que eram difíceis demais e que eu deveria me contentar ;P

Descobri que o futuro não é só das estrelas ou da genética, mas sim que o lado das humanas tem muito a desenvolver, no prospecto de refletir e debater ideias em prol um mundo melhor.

What is success? To laugh often and much; To win the respect of intelligent people and the affection of children; To earn the appreciation of honest critics and endure the betrayal of false friends; To appreciate beauty; To find the best in others; To leave the world a bit better, whether by a healthy child, a garden patch or a redeemed social condition; To know even one life has breathed easier because you have lived; That is to have succeeded.

Ralph Waldo Emerson