Latim

+ Ver comentários

Gostaria de compartilhar aqui no blog uma das minhas mais recentes empolgações: O Latim! A cada aula percebo que essa é a língua que já deveria ter estudado há tempos! E descubro, cada vez mais, o quanto gosto do meu dicionário em latim! :)

Pontuo alguns fatores que me impressionam na língua latina:

  1. É a língua mestra da leitura dinâmica: Tudo que é de importante na frase, está no início e no fim - sujeito e verbo;
  2. Flexibilidade linguística e estilo: Dependendo do posicionamento de uma palavra, o local de destaque pode mudar toda a ênfase e o sentido que você gostaria de atribuir na frase;
  3. Economia linguística: Em uma palavra, já temos sua forma marcada na terminação, com uma desinência informando o caso, o gênero e afins - A partir da sintaxe chega-se à morfologia e, com o "desvendamento" das estruturas morfológicas, mostra-se que a palavra latina traz em si a indicação de sua função sintática (ou seja, é muito rico gramaticalmente!);
  4. Base linguística: É a matriz do fundamento de várias línguas - Na construção latina podemos ver aspectos de várias línguas, é deveras interessante!
  5. Para pessoas curiosas como eu: Existem inúmeros pontos pertinentes de etimologia!!! Muito muito legal =)

Eis o 5 aspectos mais interessantes no meu estudo de Latim Clássico. Agrega-se, assim, mais conhecimento sobre as línguas - e porque não dizer, igualmente, aprendizado sobre a própria essência da comunicação.