Férias cariocas

+ Ver comentários

O Rio de Janeiro possui um chame próprio. Dentre todos os cantos do mundo, indubitavelmente é um dos que mais encanta. Há algo de especial nessas terras cariocas, seja, à princípio, por uma singela beleza natural. O presente post, então, é composto de inúmeras fotos tiradas por mim para exemplificar isso, bem como desejo compartilhar com vocês um pouco da minha viagem.

Pôr-do-sol em Boa Viagem

O esforço da inteligência

+ Ver comentários
what's work without a plan? what's a plan without work?
Everyone must have a grip on reality for it to work for them. To make a living, you must make reality work for you no matter what, consistency and persistence is the key, and the smart effort I just mentioned in the whole article is a law. Reality comes down to our thinking, acting and generating, no matter what. Only weak people shun consistency and persistence, but strong people work the work and walk the talk¹. Good human feeling combined with smart human effort and achievement is the reality of the situation. Take or leave, it is what it is.
Read more.
Intelligence is malleable and can be developed through education and hard work.
What happens to your brain, again, when it gets to think about something hard?

It gets bigger, like a muscle.
É bom lembrar que a recíproca é verdadeira também! ;P

Observações: O ímpeto inicial desse post advém da leitura de textos sobre "Intelligence vs. Effort" e outros que também são interessantes, que concernem o assunto do "growth mind-set".
  1. Assunto para outro post: woof, woof.

Wisdom of the Soul

+ Ver comentários

Para sermos "melhores pessoas", precisamos ser conscientes de princípios básicos para viver; entretanto, muitas vezes não somos tão atentos aos pequenos atos da nossa vida que afetam a nós e àqueles ao nosso redor. Assim, é preciso saber viver bem consigo próprio para viver bem em sociedade. Portanto, soa clichê, mas é necessário um grande esforço para "sermos o melhor que podemos ser". Tal postura é uma sabedoria da alma que advém dos aprendizados de viver, transformando nossos dias e anos em melhores momentos. Eis uma breve lista:

Rio de Janeiro

+ Ver comentários

Nos próximos dias estarei no Rio de Janeiro, em férias com a minha família carioca. É sempre bom passar um tempo por lá, ainda mais na agradável parte de Niterói onde geralmente fico - Boa Viagem/Icaraí. Praia tranquila, vista muito bonita da cidade do Rio de Janeiro e o que mais me agrada: O MAC, Museu de Arte Contemporânea. Além disso, adoro passear pelo RJ - tanto a fazer, tanto para conhecer e aproveitar! Se o tempo contribuir, vou até tentar ver se encontro Búzios com sol! ;P No mais, estar em outros ares sempre faz bem - espero ter um tempo sereno para descansar, pensar sobre a vida, colocar minhas leituras literárias e filosóficas em dia... Férias, não?! ;D

Dinâmica de ideias

+ Ver comentários
What ignites your creative energy?

Gostaria de discorrer aqui sobre "ideias", propriamente ditas. Se existe uma coisa que tenho, é energia para ideias! Ideias, ideias, ideias... (agora sem acento!) que se tornam quase ideais, haha - literalmente, para mim. E como é tão feliz concretizar uma!

A dinâmica criativa de ideias, como mostra a ilustração acima, advém de muitas situações e das mais variadas maneiras, dependendo de cada pessoa. No meu caso, colocaria em primeiro plano o fato que adoro pensar e divagar sobre tudo e nada por aí no mundo, logo, eventualmente surge uma nova ideia. Curiosidade, paixão, desejo, admiração, comunicação... tudo é inspiração: Movem pensamentos e geram interesse! E às vezes não somente sob essa esfera positiva, mas também nos momentos de opressão, surgem coisas muito interessantes!

"Anos de vida"

+ Ver comentários
Fall Reading Under a Tree
And in the end, it's not the years in your life that count. It's the life in yours years.
Abraham Lincoln

Não importa em qual época de vida eu esteja: Quero sempre ter em mente esse pensamento de Lincoln. Considero inadmissível avaliarem a maturidade de uma pessoa pela quantidade de anos de vida, ou seja, pela idade fática: Pois como se pode mensurar as experiências e aprendizados adquiridos nesses anos? Julgar pela generalização de números, nesse sentido, é absurdo.

É claro que cada dia de vida representa uma nova oportunidade de crescer, descobrir e aprender, mas isso não significa que a quantidade de dias dita o que você "sabe" de vida. De qualquer forma, conhecimento é um processo infinito e sempre há mais a agregar, bem como é no crescimento pessoal.

Além disso, não importam os anos de vida se esses não são bem vividos. Quero chegar ao final da minha vida com a plena satisfação de dizer que "vivi". Isso representa mais do que viver o efêmero - e sim ter sabedoria do transcendente.

O importante da frase de Lincoln é justamente a inversão da relação conceitual anos/vida. Mais uma vez, "no final de tudo, não são os anos em sua vida que contam. É a vida nesses anos".

Amizade: Sweet responsibility

+ Ver comentários
friends are all that matter.

Gostaria de fazer uma breve menção aos meus queridos amigos, em especial as minhas velhas amigas (literalmente! :)
Achei a imagem acima divertida, à princípio, porque é claro que a amizade é uma grande coisa - mas afinal, é construída por meio dos pequenos e importantes atos de estar presente para o outro. Isso cria um vínculo de amizade que independe de tempo ou distância. Adoro as férias porque é um momento onde posso reencontrar as minhas amigas como se o tempo não tivesse passado, ao mesmo passo que sempre temos tanto para compartilhar e histórias para relembrar! A existência de uma amizade assim pressupõe uma sintonia especial, entre compreensão e carinho. Como dizia Séneca,
One of the most beautiful qualities of true friendship is to understand and to be understood.

É uma alegria tão grande colocar as conversas em dia com essas pessoas! E tão simples: pode ser um café de fim de tarde ou um sorvete por aí ;)

Ainda sim, prezar pelo bem-estar do outro exige maiores esforços de uma verdadeira amizade do que apenas ser agradável: É a sinceridade quando necessária e a coragem de dizer duras verdades se há a devida preocupação com o outro; mas também é estar ali para apoiar e consolar, ajudar nas diretrizes sem afetar o espaço do outro para aprender por si só e prosperar, pois:
The most I can do for my friend is simply be his friend
Henry Thoreau

Por fim,
Friendship is always a sweet responsibility.

Amor: Easier said than done

+ Ver comentários

You gotta readjust
You must believe that you're the one
You gotta learn to trust
So tough, it's easier said than done
But is it worth the risk
Or this, has got you highly strung
it's easier said than done
Inspirada no texto de um grande escritor e escutando a poética banda Morcheeba, resolvi escrever aqui algo que sempre converso com meus amigos mas nunca realmente me dou o trabalho em desenvolver em palavras - talvez porque eu já seja sortuda o suficiente de vivenciar isso.

Eba!

+ Ver comentários

Não é nada difícil encantar-me com mil coisas interessantes que o mundo pode oferecer. Na maioria das vezes, difícil é saber escolher. O gráfico acima representa de maneira bem didática a "matemática das escolhas" (advindo de um site lindo que recém descobri por meio de um texto maravilhoso, razão também para eu escrever o presente post), pois descomplica a subjetiva parte de escolher.

Acredito que muito do que deveria guiar nossas vidas é a subjetiva intuição do que realmente sentimos, queremos, gostamos - complicado é saber definir e, quem sabe, ter a coragem de obedecer. É a "inner voice" que, quando expressa, se torna "shining eyes". Isso deveria ser um propósito a prevalecer sob todos os outros, perante todas as outras vozes.

Tento sempre estar consciente disso na minha vida - e até então, tudo está muito bem. No caso da minha vida acadêmica, diria que é fácil eu me apaixonar pelo lado lindo e interessante que os conteúdos oferecem e, assim, fico muito feliz de encontrar um estado de "eba!", de realmente estar empolgada com o que se estuda e faz. Mas cada "dia" representa oportunidade e possibilidades, logo, por isso mesmo às vezes não se tem um caminho devidamente constante - é o que eu chamo de "A mutabilidade do constante", algo extremamente necessário na vida.

Mas existe algo nesses caminhos que me deixa consternada - especialmente agora entre o acadêmico e o profissional, ou entre o presente e o futuro: É a terrível ansiedade. O "pior" é saber que isso não ajuda em nada na vida: geralmente as coisas mais surpreendentes aparecem logo quando você nem estava esperando. Bem, se há algo que pode neutralizar a ansiedade pelo o que estar por vir é a satisfação com o presente. Viver hoje o melhor que se pode, fazer o máximo possível, e assim, indiretamente - ou mesmo diretamente - construir o futuro. E quão mais aprendemos com o presente, nas nossas experiências de vida, melhor iremos desempenhar o futuro. Tais diretrizes estão, assim, bastante relacionadas com o que somos e quem queremos ser (porque afinal, "ser" não é um conceito fechado). É como um ciclo: Seguimos o caminho que queremos por ser quem somos - e este, por sua vez, nos influencia em quem iremos ser. Por isso, muitas vezes, devemos ser bem atentos com o que queremos - é a típica 'maldição chinesa' "May you find what you looking for".

Seja como for, o que vale é a nossa paz interior e a felicidade de viver (completando o início da frase acima "May you live interesting times").

Ademais, existe uma frase que é bastante forte para mim, e sempre que analiso ela, compreendo mais e mais:
A filosofia de uma pessoa não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa faz. A longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. O processo nunca termina até que morramos. E, as escolhas que fizemos são, no final das contas, nossa própria responsabilidade.
Eleanor Roosevelt

---

Divagação final: Para completar, em algo que sempre pairo em perplexidade, essa última frase - e os dizeres do posts que tentam explanar ela, mostram o que seria "Destino" para mim. (Como se as escolhas, intrinsecamente ligadas a quem somos, nos levassem a um determinado caminho mesmo, justamente devido a nossa essência de ser). O dito "Destino" pode mudar, claro, com a transformação dessa essência. No sentido do texto citado acima, sobre destino, a minha interpretação da pergunta "Scaramouche, Scaramouche, will you do the fandango?" ("Scaramouche, você vai cumprir o seu destino?") é como se fosse uma metáfora para a frase "remember who you are".

Beautiful Moo Cards

+ Ver comentários

I'd like to share with you my joy about the fact that my beautiful Business Cards, made by Moo, have arrived! They're perfect, as you can see above. Moo products allow you to use your creativity and imagination to make a unique personal project - it doesn't matter if it's Business Card, Minicards (so cute!), Greeting Cards, Postcards, Stickers... They are all amazing! In Moo's Inspiration Gallery, there are many interesting ideas to inspire you! Moreover, the best part is the high quality that they provide to print your project.

I strongly recommend Moo products and to truly share my happiness, I offer you a special code: QT8RE9. Enjoy it! ;D

My Business Cards
My business cards
View my page on Moo

Business cards by MOO.COM

Virtudes

+ Ver comentários
arab street

Nas resoluções de 2010, havia uma proposição que eu não sabia definir bem: "Ser uma pessoa mais virtuosa". Afinal, isso não seria um tanto subjetivo? Entretanto, analisando as qualidades que admiro em um ser humano, considero preponderante a pura gentileza que fundamenta a bondade e o amor. Assim, realizei quais são virtudes essenciais para mim. Pudera o mundo por em prática as virtudes necessárias: Seria um ambiente muito mais agradável. Hoje em dia, ser uma pessoa de bom coração parece ser mais do que virtude - é quase um talento. No entanto, não deveria ser tão difícil: É só tentar. E uma ação positiva se multiplica em mil sorrisos.
Virtue, perhaps, is nothing more than politeness of soul.

"So, be the best you can be". Isso se aplica não apenas no sentido pessoal-social, mas também na esfera "do que você quer ser". Aplico tal pensamento dentro dessa expressão infantil "o que você quer ser quando crescer?", pois muitas vezes não nos recordamos quão singelo e verdadeiro isso é, independente do que possa ser. É um impulso livre, que muitas vezes, é repreendido pela adequabilidade deste no mundo. Entretanto, se há empenho e persistência nesse propósito, dê o seu melhor nisso e seja memorável. Acredito que isso muitas vezes já é suficiente para alcançar tal propósito, mas só o esforço já é admirável por si só.
Don't give up on a dream, don't give up on a wanting, and everything that's true.

be awesome.


ps. E se a sinceridade for uma dura virtude, achei esse hilário site maravilhoso!

Verde esperança

+ Ver comentários
Verde de Ano Novo, verde de Brasil, verde de Esperança.

Verde nunca há de ser minha cor preferida, mas é sempre substancial para mim, independente se eu gosto ou não ;P Acabei passando a virada de verde e, ao simbolismo das cores, isso significa boas esperanças para 2011. Verde esperança também me lembra Brasil, em especial neste nosso momento democrático de novo governo - e como contexto musical, sempre me vem à mente a trilha sonora da Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional:



E, um pouco mais sobre esperança:
Hope is not blind optimism. It's not ignoring the enormity of the task ahead or the roadblocks that stand in our path. It's not sitting on the sidelines or shirking from a fight. Hope is that thing inside us that insists, despite all evidence to the contrary, that something better awaits us if we have the courage to reach for it, and to work for it, and to fight for it.