Sala São Paulo

+ Ver comentários
Sala São Paulo

Semana passada, quando estava em SP, fiz questão de visitar um dos locais mais preciosos de todo o Brasil: A Sala São Paulo, lar da OSESP. Desde a primeira vez que fui assistir uma apresentação lá, fiquei encantada!!! Um privilégio musical, definitivamente. Só que agora, pude conhecer a fundo a história desse local, apreciá-lo com calma e tirar fotos melhores!!! :P

A Sala São Paulo foi inaugurada em 1999, na antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana (de 1938), patrimônio histórico de São Paulo. A Antiga estação de trens, ainda em funcionamento, guarda a memória dos tempos áureos da política cafeeira e das transformações que a cidade sofreu desde o princípio do século passado.

Moisacos interessantes
Um edifício monumental, mas parcialmente inacabado (isso foi novidade para mim, porque não imaginava que o projeto arquitetônico era ainda mais grandioso!) devido a crises financeiras mundiais, foi escolhido para se transformar na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O projeto de restauro foi concebido para adequar o espaço ao novo uso e preservar a arquitetura original.
Sala São Paulo
Onde antes havia um antigo jardim interno, com colunas em estilo grego, medidas e proporções ideais, foi encontrado um espaço de grande potencial acústico, devidamente convertido em sala de concertos.
Sala São Paulo
O forro acústico móvel, composto de 15 painéis independentes no teto, permite a alteração do volume no interior da sala, ajustando a acústica de acordo com cada apresentação - desde pequenas formações de câmara e corais até conjuntos orquestrais de grande porte.
Sala São Paulo em diferentes tons
Cada item da Sala São Paulo foi desenvolvido para torná-la uma das melhores e mais belas do mundo. Aqui história, tecnologia e arte coexistem em harmonia.
Mamãe feliz na Sala São Paulo

Lindo, não?! E o melhor: Fiquei ciente de que o futuro "Cais das Artes", na Praça do Papa aqui em Vitória, terá inspiração na Sala São Paulo! O nosso novo espaço tem um grande potencial - só faltam ser resolvidos os mil problemas de obras e licitações. Em prol do Espírito Santo ser incluído no circuito cultural do país, o projeto é maravilhoso: um espaço com museu, teatro equipados para receber eventos artísticos de grande porte, cafés, livrarias e espaços para espetáculos cênicos e exposições ao ar livre. Só falta ficar pronto agora! E eu tinha tantas esperanças quando vi a construção subir tão rápido... A previsão ideal era a inauguração no segundo semestre de 2012, mas agora, só para lá de 2014, ai, ai!