As discussões paradigmáticas no STF

+ Ver comentários

É notório o novo papel de relevância que o STF assume na sociedade brasileira hodierna, de determinar as diretrizes interpretativas constitucionais em casos de grande repercussão, estabelecendo novos paradigmas. Estamos passando por um importante período de transformações de perspectivas no nosso sistema jurídico e considero isso deveras interessante! Não apenas por esse contexto, ou pelo interesse que despertei participando das discussões de casos do STF no TEMAS, estou tendo uma relação mais amigável com processos e portanto, até me interesso por eles! :P

Hoje assisti parte do belo voto do Exceletíssimo Ministro Lewandowiski e, em certa passagem, há uma citação doutrinária do Ministro Marco Aurélio que achei muito pertinente ao caso em tela (ADPF 186):

Endless night

+ Ver comentários
To see a world in a grain of sand,
And a heaven in a wild flower,
Hold infinity in the palm of your hand,
And eternity in an hour.
(...)
Every night and every morn
Some to misery are born,
Every morn and every night
Some are born to sweet delight. 
Some are born to sweet delight,
Some are born to endless night. 

William Blake, in "Auguries of Innocence".

Realização no Guggenheim

+ Ver comentários

Para completar essa série de boas lembranças da viagem, não poderia deixar de tratar da primeira grande realização: A sublime arte do Guggenheim! :) Ai, felicidade!!! Vocês não imaginam a minha alegria em ver os traços de Monet e de Van Gogh ao vivo, ai, ai! Como quero muito outros dias assim de arte por NY!

;D
Caique igualmente feliz (com a garrafinha bonita de Coke :P)


The Met, no caminho

Arte em todos os cantos

Registro peculiar de um dia de muita arte! :)

High Line Park

+ Ver comentários
O High Line Park era um dos lugares que eu mais queria visitar em NYC - deu trabalho, mas realmente valeu a pena ir lá. Um parque suspenso de linhas de trem desativadas, muito interessante! Deve ser ainda mais bonito na primavera, onde você pode realmente aproveitar o espaço como um parque e ter o verde ao seu redor. Essa aventura do High Line Park representa o dia que, em solitude, decidi desbravar a cidade por mim mesma: E foi maravilhoso! Demorei só um pouquinho para me localizar, mas deu tudo certo. Por isso, a primeira imagem indispensável de se compartilhar aqui é um mapa; e em seguida, algumas fotos das perspectivas singulares de lá! ;)

Eu, que andei praticamente essa avenida toda sem descobrir exatamente qual era o ponto de acesso para  o parque suspenso em si...

Mas enfim, alegria recompensada:


High Line Park
Os prédios mais interessantes
High Line Park
Uma visão peculiar, não?
High Line Park
Entre as linhas de trem
High Line Park
Statue of Liberty ao fundo - e ventos muito frios, diga-se de passagem :P

TEMAS, um evento do coração

+ Ver comentários
Um orgulho: Marcela Linhares, Secretária Geral do TEMAS 8 - Minorias

Há uma semana atrás encerrava-se (com muita emoção!) o TEMAS 8, evento do coração para muitas pessoas e um "filhote de muitas gerações", como bem posto na metáfora da SG. :) Um evento academicamente excepcional e repleto de pessoas queridas: Eis a razão pela qual não poderia deixar de ir esse ano, ainda mais sendo fruto de tanta dedicação e força de vontade da minha eterna dupla nessa vida de MUNs. O TEMAS é, principalmente, essa união em fazer dar certo e partilhar dessa alegria entre amigos. Por isso, fico muito feliz em presenciar o grande sucesso dessa edição, uma realização sem precedentes. Nesse sentido, faço menção ao enorme trabalho da Lou (não só pelo evento, mas também em me abrigar com todo o carinho :) e dos demais amigos mineiros que são tão importantes para mim. É sempre bom estar entre vocês!!!

Geração das antigas! ;)

Sobretudo, não posso deixar de ressaltar que foi uma experiência maravilhosa encontrar o espaço ideal para um debate jurídico de alto nível e descobrir o verdadeiro valor das palavras abaixo:
O Estado de Direito, concebido e estruturado em bases democráticas, mais do que simples figura conceitual ou mera proposição doutrinária, reflete, em nosso sistema jurídico, uma realidade constitucional densa de significação e plena de potencialidade concretizadora dos direitos e das liberdades públicas.
STF, uma Corte muito competente! ;)

Vida corrida

+ Ver comentários

Acho que nunca assumi tantas coisas de uma vez só: Vida corrida, mas adoro me sentir útil - e fazer o tempo render o máximo possível (e impossível!). Os dias parecem ser bem maiores para mim, ainda que passando cada vez mais rápidos. E por isso, devemos saber lidar da melhor maneira com o cansaço, com a impaciência, com a falta de amabilidade no fim do dia. Ainda estou descobrindo o novo ritmo e cada dia é um novo dia, mas o que importa é que estou aprendendo muito. Percebendo que algumas coisas se ajeitam por si só, milagres podem acontecer para se conciliar tudo. Acredito muito no valor das oportunidades e por isso, sempre quero mais, ai, ai!

Espero que experiências muito profícuas estejam por vir - e quantas outras quero compartilhar aqui no blog: Tanta coisa que vi e vivi, mas ainda preciso encontrar o tempo (e as palavras) para escrever por aqui. E há quem diga que é assim: Ou vivemos, ou escrevemos. ;P

Ópera

+ Ver comentários


Bem, já contei para vocês o quanto sou eternamente apaixonada pelo Lincoln Center e, em especial, pelo The Metropolitan Opera House. E realmente foi uma paixão súbita: Eu não poderia imaginar que eu fosse gostar tanto!!! Até então, se eu posso pontuar um privilégio na vida, entre sonhos realizados, estar no The Met com certeza é o topo da lista. Um sonho de cultura, boa música, ambiente mais do que agradável... = muita felicidade: E por isso tenho de agradecer muito a minha amiga Vevê, que me levou para esse maravilhoso mundo! Adoro a foto abaixo, porque só de ver meu sorriso eu lembro o quanto estava radiante de alegria por lá!
Vevê linda!

Boston e as melhores lembranças

+ Ver comentários

Boston é uma cidade muito especial: Não só por representar um momento excepcional - e quase inacreditável - que vivi, mas por apresentar um contexto próprio, de forma tão bonita e aconchegante. Quiçá, gostei mais de lá do que de New York - todavia, nos últimos dias de Boston, já estava morrendo de saudades da agitação novaiorquina. Ai, essas saudades com a nostalgia das melhores lembranças ... Por isso, compartilho um pouco das perspectivas que tanto me encantaram em Boston:

Algo de muito especial no entadercer de lá